Índia tá na Moda - parte IV

Freqüentemente as imagens confrontadas na primeira vez que alguém chega a Índia produz um senso de choque, confusão e um sentimento de que a cultura e sociedade indiana são completamente diferentes do resto do mundo. Uma combinação de diferentes coisas como: um turbilhão de pessoas nas cidades, o aparente caos no trânsito, o som de diferentes línguas, o barulho ensurdecedor das buzinas somados a enxurrada de diferentes cheiros, principalmente da comida indiana com suas especiarias, os inúmeros templos hinduístas e deuses espalhados por toda parte, podem deixar qualquer marinheiro de primeira viajem confuso e desorientado.

A vista de alguns mendigos desfigurados, alguns faltando pedaços do corpo devido a lepra; o sentimento de estar sempre sendo vigiado pelos indianos, que na verdade é pura e simples curiosidade; uma simples conversa com um indiano que você nunca viu antes, pode parecer a primeira vista um interrogatório, com perguntas como: Você é de onde? O que você está fazendo na Índia? Qual o seu trabalho? e muitas outras perguntas que dentro de nossa cultura seria indelicado fazer na primeira conversa, mas que para os indianos é a coisa mais natural do mundo. Toda essa situação na primeira vista da Índia pode produzir um sentimento de confusão e frustração. Mas logo você se acostumará com tudo isto.

Algumas das Primeiras Impressões:

Na chegada à Índia a primeira impressão nas grandes cidades pode deixar você surpreendido e atônito. Você precisa estar preparado para:

Poluição - Todas as grandes cidades sofrem com a má qualidade do ar, decorrente da poluição, particularmente no inverno.

Barulho - Muitas pessoas com certeza acharão a Índia extremamente barulhenta. Rádios, TVs e alto-falantes ressoam na maior altura em muitos lugares durante todo o dia, como em muitos comércios, táxis, ônibus, além é claro, do barulho ensurdecedor das buzinas no trânsito.

Cheiro - A Índia tem uma grande variedade de cheiros, fruto da mistura de muitas coisas como: incensos, especiarias na comida, poluição, e outros. E geralmente esta mistura de cheiros deixa o estômago enjoado várias dias, até semanas, até que possa se acostumar.

Mendigos - O número de mendigos, alguns dos quais podem ser deficientes, pode ser muito doloroso. Uma moeda para uma criança ou para um pobre mulher na rua fará você o foco de muitos outros mendigos que o cercarão para também receber algo, e uma coisa, eles são por demais persistentes. Algumas outras pessoas se oferecem para fazer inúmeras coisas para você, como engraxar seu sapato, carregar malas, ou mesmo pousar para foto, e na grande maioria das vezes, eles fazem isto esperando receber algo em troca, mesmo que seja algumas simples moedas.

Pressão - EMOCIONAL - Quando você sai do aeroporto, você já encontra inúmeras pessoas querendo lhe vender muitas coisas, outras lhe pedindo dinheiro.

PSICOLÓGICA - Motoristas de táxi e rickshaw estão sempre lá quando vocês não os quer. Eles, como muitos indianos, não tem senso de privacidade pessoal, e gostam de saber muitas coisas de você, que ultrapassa aquilo que você deixaria ser sondado.

ESPIRITUAL - Em todos lugares, desde comércio até templos, você encontrará imagens de vários deuses. Em quase todos os táxis, rickshaws, ônibus e até nos comércios você encontrará um ou mais, sempre com o cheiro de incenso oferecido para estes deuses. Daí dá para perceber que a pressão (não opressão) espiritual é muito grande.

Higiene Pública, ou melhor a falta disto - É comum, tanto nas cidades como em todo o país, ver pessoas defecando e urinando na rua a céu aberto.


fontes:
www.orepelaindia.com.br
fotos :Google

"Até aqui nos ajudou o Senhor"

0 comentários: