Índia tá na moda - ll - Sistema de Castas

Continuando a falar sobre os Dálits ou intocáveis

Eles vivem em moradias miseráveis, fora dos vilarejos, como gentes excluída e desprezada. Sofrem humilhação, zombaria, rejeição, privação, estupro, tortura e por vezes morte cruel por parte dos não-dalits. Para a sociedade, os sem castas, não tinham que ter nascido, pois eles não nasceram nem dos pés do deus brama, e até tocar neles é trazer maldição a si. A discriminação de casta é proibida pela constituição, mas a cultura e tradição do País é muito importante.  
Existe uma estimativa de 6.400 castas.
Somente os Dálits ,podem tocar nos mortos ,e preparar a fogueira para a cremação,quem nasce nesta casta, ali morre,e são ensinados ,desde crianças,que não servem para nada,a não ser para o que foi imposto pela sociedade.

Para os intocáveis, só é permitido usar as roupas que acham nos corpos dos mortos. Nas suas casas, comem de louças quebradas. Eles sofrem restrições sociais extremas. Não podem rezar no mesmo templo, não pode beber da mesma corrente de água, porque poderiam poluí-la. Nenhum intocável pode entrar no templo se houver a presença de alguém de uma casta superior - como os sacerdotes do templo, a casta mais elevada, nunca estão fora, os intocáveis na prática são barrados de entrar em templos ou outros lugares onde se pratica religião

Estes não podem viver nas cidades, ler os livros sagrados nem se banharem no Rio Ganges. Recebem apenas os serviços considerados impuros ou imundos, geralmente associados com os mortos (humanos ou animais) ou com excrementos. Só lhes é permitido lidar com o lixo, com o esgoto, com amontoados de cadáveres e outros empregos que lhe mantém em constante contato com aquilo que o resto da sociedade indiana considera nojento e desagradável. Mas não são apenas as suas ocupações que são consideradas como coisas nojentas e que não devem ser feitas por alguém: os próprios párias são considerados individualmente sujos, e assim não podem manter contato físico com os "limpos" nem com as partes “puras” da sociedade. Vivem isolados. Ninguém pode interferir na sua vida social, pois os intocáveis são os últimos dos últimos, considerados menos que humanos.

No "Sistema de Castas" não há compaixão, não há possibilidade de ascensão social nem melhora para o ser humano enquanto indivíduo, de espécie alguma. Não há amor ao próximo, se esse próximo pertencer a uma casta inferior ou se for um "intocável". Acredita-se piamente que os sofredores estejam naquela situação porque merecem aquilo. Além disso, crê-se que eles mesmos terão a oportunidade de conquistar melhores condições numa próxima vida, desde que cumpram bem o seu papel na vida presente. - Em outras palavras, se forem subservientes e aceitarem se submeter a todo tipo de humilhação e sofrimento infligido, sem soltar nenhum gemido. Se aceitarem ver suas filhas sendo estupradas e queimadas vivas. Se aceitarem tudo e se comportarem bem, como bons sacos de lixo que devem ser.

Mas o mais triste é que os próprios oprimidos, em sua grande maioria, também acreditam no sistema, e assim, no geral, preferem se submeter a tudo.

Dados comprovam que:

- A cada dia, três mulheres dalits são estrupadas (uma parte é depois queimada até a morte, como se a culpa pelo estupro fosse dela mesma);

-A cada hora, em média, duas casas de dalits são queimadas

- A cada hora, dois dalits são assaltados

- 60 milhões de Dalits são explorados através de trabalhos forçados.

- 66% dos dalits são analfabetos;

- A taxa de mortalidade infantil dos dalits é perto de 10%;

- 57% das crianças dalits de menos de quatro anos de idade estão muito abaixo do peso;

- Na Índia de hoje existem 300 milhões de dalits;



O amor não faz mal ao próximo.
De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Romanos 13:10



Fontes:
Organização Internacional Dalit Awakaning.e
www.orepelaindia.Com
AmorCósmico.Com
artedartes.blogspot.com

4 comentários:

Unknown disse...

DALIT, QUE PALAVRA... PARA MOSTRAR NOSSOS IRMÃO POBRES? E EM NOSSA LÍNGUA COMO CHAMAMOS NOSSOS POBRES IRMÃOS?

05 fevereiro, 2009
Tânia Regina disse...

A Paz!
Que pena minha querida írmã Lia,que pensa assim,a intenção não foi essa, e sim expor essa situação que diminue o ser humano,pois a pobreza não dá o direito de ninguém te humilhar,e são situações que muitos,como eu, não conhecia. E mostrar que independente de classe social,todos tem um Deus Maravilhoso que os Ama e que Enviou Seu Único Filho por Amor a Eles,pobres ou não. E Esse mesmo Deus nos Ama independente de classe social.

Que Deus te abençoe
e Obrigada por participar

05 fevereiro, 2009
Lídia "A PROTEGIDA" disse...

AMEI, MINHA IRMÃ QUERIDA, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MUITO!!!!!!!!!!

10 fevereiro, 2009
Tânia Regina disse...

Oi minha amada,muito obrigada,
que bom alguém de casa,vc foi a primeira,seja benvinda,que bom que gostou,
pois tudo é para divulgar o Reino de Deus,
e volte sempre tá,beijos,que o Senhor também te abençoe muito,pois você é uma benção para nós,um beijo

10 fevereiro, 2009