A Índia tá na moda! - MOTIVOS PARA ORAÇÃO





1) Louve a Deus pelos mais de 200 anos desde que William Carey foi para a Índia. O Espírito Santo tem usado os labores de incontáveis milhares de pregadores, tanto indianos como estrangeiros, para mudar a Índia e plantarem mais de 300.000 igrejas (templos). Louve por:



a) Uma maior liberdade para disseminar o evangelho apesar dos esforços para limitá-lo.

b) Movimentos populares entre as castas suplementares e povos tribais que continuam até hoje.

c) Pelos 44.000 obreiros nacionais trabalhando em mais de 500 agências.


2) A legislação discriminatória está crescendo no número de estados, os quais inibem as conversões e impedem os convertidos de terem acesso, como classe sub-privilegiada, aos empregos e fundos alocados pelo governo. Muitos cristãos têm sucumbido diante de tal chantagem. A lei dá proteção inadequada aos tribais e cristãos sub-privilegiados anteriormente da casta suplementar quando extremistas hindus usam da força para coagi-los para conversão ao hinduísmo. As perseguições na década de 90 tem ajudado a purificar a Igreja e trazer unidade no meio do povo de Deus. Ore para que os cristãos possam seguir a Jesus qualquer que seja o custo.


3) Nominalismo nas igrejas.Os movimentos populares para Cristo são geralmente inadequados em sua disciplina. A qualidade de vida de muitos cristãos impede que muitos não cristãos coloquem sua confiança em Jesus. Os cristãos freqüentemente têm se tornado uma outra casta no mundo hindu. O reavivamento é muito necessário para livrar as igrejas da autopromoção, ascensão social, atritos fúteis e pecado; para implantar um amor para os irmãos sem levar em consideração sua origem social; e assumir um encargo para evangelizar.

4) Vistos missionários para novos obreiros são difíceis de obter, assim a força missionária está envelhecendo e em rápido declínio. Louve a Deus pela perseverança e dedicação desses homens e mulheres; ore pelo fruto eterno através de seu ministério. Ore para que Deus levante uma nova geração de obreiros estrangeiros que consigam entrar, desenvolver novos ministérios e alcançar o coração hindu, cidades não alcançadas e povos para Cristo. Por muito tempo os povos têm se esquecido da necessidade da Índia por obreiros.

5) O número de denominações evangélicas tem crescido e congregações tem se multiplicado.O crescimento da Igreja durante a década de 90 foi significante, mas duro para se medir. Um grande desafio a um maior crescimento, ainda tem sido o nominalismo. As igrejas mais novas são muitas vezes mais eficientes em atrair cristãos de outras igrejas do que ganhar hindus ou muçulmanos. Ore por um reavivamento que reverta essa tendência e impulsione os cristãos para alcance e missões. Os movimentos pentecostais e carismáticos são os que mais tem crescido, se espalhando para muitas áreas.

6) O testemunho evangélico é uma força em crescimento na igreja hoje. A proporção de pastores evangélicos está aumentando continuadamente nas denominações principais. Louve a Deus por líderes proeminentes e maduros de estatura internacional tanto nas novas como nas velhas denominações. Ore por:

a) Que seja dada à Bíblia o lugar correto tanto nas denominações teologicamente liberais como nas mais evangélicas. Nas primeiras o diálogo e o universalismo substituíram o evangelismo e a conversão. Nas últimas existe pouco ensino sólido, pregação expositiva ou aplicação dos ensinos nas necessidades reais e opressivas da Índia de hoje.

b) O Concílio Toda Índia Cristã formado em 1998 para proteger e servir os cristãos de todas denominações. Acima de 2.000 denominações e associações estão participando deste Concílio. Tem começado haver uma unidade como nunca antes. Ore para que esta unidade cresça e amadureça e que seja visível para todo mundo.

7) Treinamento de lideres cristãos é de importância crucial. O sincretismo nas igrejas católicas, protestantes e evangélicas é um problema. A falta de obreiros cristãos dedicados, preparados para deixar tudo para Cristo, é o maior fator limitador do crescimento da igreja e que tem causado reversões para o hinduísmo nas áreas rurais onde há falta de ensino. Existia uma média de um pastor para cada oito igrejas e 400 vilas pelo país. Ore por:

a) Seminários de nível de graduação, dos quais existem mais de 40. A minoria são evangélicos teológicos. Um destes é o Seminário Bíblico União em Pune, com 225 estudantes e sustentado por 50 denominações evangélicas e agências missionárias. Ore por um fluxo de obreiros ardorosos, ungidos pelo Espírito Santo, para sairem dessas instituições para a Índia e além.

b) As escolas bíblicas são agora acima de 300. As instituições evangélicas estão cheias. Mas poucos daqueles treinados para a obra cristã vão para o evangelismo ou trabalhos pioneiros em implantação de igrejas. Ore para que esse número aumente.

8) Os não alcançados da Índia. Nenhuma área do mundo tem tal diversidade e concentração de povos não alcançados.

a) As planícies do norte da Índia com seus muitos milhões. Nos 5 Estados de Haryana, Himachal Pradesh, Delhi, Rajasthan e Uttar Pradesh com 360 milhões de pessoas, vivem 650.000 cristãos, mas esse número pode ser bem maior se houver maior dinamismo da Igreja. Cristãos na Índia estão desigualmente espalhados — 70% no Sul, 25% no Nordeste e apenas 5% na mais populosa parte Norte e Oeste.

b) As castas mais altas que têm se mostrado muito pouco abertas para responder os apelos de Cristo. Ore pelos Brâmanes (a casta sacerdotal), Kshatriya (casta dos guerreiros) e Vaisya (casta dos negociantes) para que o orgulho da descendência possa ser substituído pela convicção de pecado e fé no Senhor Jesus Cristo. Ore pela maneira correta para ganhar e discipular cada grupo. Dos 40 milhões de Brâmanes apenas 18.000 professam abertamente o Cristianismo.

c) A minoria muçulmana de 126.000.000 uma das maiores do mundo e uma das comunidades muçulmanas mais acessíveis. Os muçulmanos governaram a Índia por 600 anos. 60 milhões falam Urdu/Dekkani e 80 milhões outras línguas. Apenas poucas centenas de obreiros cristãos estão envolvidos com eles, mas tem havido um crescimento no interesse e preocupação pelos muçulmanos. Diversas agências estão comprometidas a ministrar entre eles.

d) As grandes cidades com sua populações em explosão. Muitas áreas não foram alcançadas, e poucas estratégias adequadas foram usadas para alcançá-los. Chenai (12% de cristãos) e Mumbai (5%) estão em contraste com Calcutta (Kolkata), Delhi, Varanasi, etc., onde o testemunho cristão é muito pequeno. 26% da população urbana vive em favelas.Existem 42 milhões de indianos sem casas. Este é um dos grandes desafios para o evangelho atualmente.

e) Os jovens, negligenciados nas igrejas por causa da falta de obreiros, treinamento e interesse. Quanto mais necessidade têm aqueles que estão fora da igreja!

f) Os estudantes que são mais de 10 milhões em 250 universidades e 10.000 colégios. Uma grande proporção é viciada em drogas. Ore pelos missionários e missões que estão trabalhando entre eles. Ore por um testemunho claro e vibrante para os milhares de estudantes não cristãos. Ore pelo seu crescimento e integração nas igrejas locais.

g) Crianças em crise — nenhum outro país pode competir com as necessidades da Índia. Na Índia existe aproximadamente 400 milhões de pessoas com menos de 18 anos; 70 milhões trabalham , 10 milhões são trabalhadores escravos (uma forma de escravidão para pagar débitos da família), 13 milhões não tem casa, 2 milhões vivem nas ruas e não tem famílias. É grande o abuso de crianças, e há um déficit (falta) de 40 milhões de meninas por causa do aborto de meninas — acima de 20.000 ultra-sons clinicas são usadas para a prática ilegal do aborto de meninas. Existem 575.000 crianças que são usadas na prostituição e há um massivo comércio de meninas de Bangladesh e Nepal que são vendidas para a prostituição. Ore para que essas desesperadas necessidades possam ser supridas por ministérios de amor cristãos.

h) Os refugiados tibetanos são cerca de 130.000 dos quais 90.000 são refugiados da China. Apenas 40-50 crentes são conhecidos. Dharamsala em Himachal Pradesh é o presente quartel general de Dalai Lama. Ore pela libertação e salvação dos tibetanos na Índia.

i) A AIDS que rapidamente se espalha e é pior em Mumbai (3% da população), nos Estados de Maharashtra e Karnataka (2.4%), Tamil Nadu (1.8%). Muitos temem que em poucos anos possa haver mais de 10 milhões carregando o vírus, ou seja 1% da população da Índia. A enormidade do desastre que pode afligir a Índia tem se despertado nas autoridades ou cristãos. Ore para que um ministério entre as famílias afligidas possa ser iniciado.

j) Os que sofrem com a lepra são 3,2 milhões. As agências missionárias cristãs, especialmente a Missão aos Leprosos, têm um ministério de amor para alguns.

k) Os cegos. Os 10 milhões de cegos da Índia representam mais de um quarto do total mundial. Poucos aprenderam o Braille, e nem existe muito material em Braille nas línguas indianas. A Tocha da Esperança para o Cego está comprometida na produção de toda a Bíblia em Braille nas doze maiores línguas da Índia. Atualmente existem alguns livros em nove línguas, mas em nenhuma delas a Bíblia completa. Outras agências missionárias com ministério entre os cegos são Missão para o Cego e Comunidade da Índia para o Fisicamente Incapacitado. A Compass Braille é uma missão que está se especializando na produção das Escrituras em Braille nas línguas indianas por meio do computador.

9) Ministérios de ajuda. Ore pelo impacto da:

a) Distribuição de Literatura. O prodigioso crescimento dos escritos, publicações e distribuição de literatura cristã tem sido o maior fator na quebra da oposição ao Cristianismo. A equipe do EHC (Toda Casa para Cristo) está em processo para distribuir literatura Cristã para a maioria das casas da Índia. Pelo ano 2000, 500 milhões de porções das Escrituras terão sido distribuídas com 6 milhões de resposta e a formação de 16.000 grupos cristãos.É estimado que 300 milhões ou mais tem sido expostos ao Evangelho através de equipes de distribuição das Escrituras. A SGM despacha para Índia anualmente, aproximadamente 5 milhões de porções das Escrituras em 39 línguas. A GFA produz e distribui 50 milhões de porções das Escrituras anualmente.

b) As publicações e livrarias cristãs. Os publicadores precisam lutar com a falta de talento local para escrever e com os altos custos em um pais pobre, mas muitos livros produzidos localmente foram impressos e vendidos em grande número.

c) Cursos bíblicos por correspondência enviados de 70 centros. Estes são provadamente frutíferos.

d) A Sociedade Bíblica com seu longo e notável ministério, distribuindo 100 milhões de porções das Escrituras ou Bíblias anualmente. Outras organizações também estão suprindo e distribuindo Escrituras, taís como a Liga Mundial da Bíblia nos Lares, Bíblias para o Mundo, e Liga da Bíblia Bharatiya.

e) A tradução da Bíblia é uma grande necessidade. Um grande esforço, tão grande quanto aquele de William Carey e sua equipe a 200 anos atrás, deveria ser organizado ou levará mais 100 anos para cobrir as línguas da Índia. Missões indianas estão no começo para enfrentar o desafio de 203 línguas que ainda requerem atenção - 30 com um necessidade definida. Acima de 100 línguas são faladas por mais que 10.000 pessoas estão sem as Escrituras. A Sociedade Bíblica Unida tem 74 projetos de tradução em mãos. Há uma grande necessidade por uma moderna e culturalmente apropriada tradução em Urdu e muitas outras línguas.Ore por mais tradutores bíblicos indianos.

f) A obra médica cristã. Esta tem que ser melhorada com a redução da equipe missionária. A Associação Médica Cristã tem a supervisão de 430 instituições tanto com obreiros médicos indianos como estrangeiros. A Associação de Hospitais Emanuel tem a responsabilidade por todas as instituições administradas por missões evangélicas. Ore para que esse testemunho saia desses hospitais através dos muitos pacientes os quais levarão muitos outros a procurar o Salvador. Ore pela Comunidade Médica Evangélica da Índia e a Comunidade de Enfermeiras Evangélicas com grupos em muitos hospitais. Por toda a Índia a proporção de obreiros médicos cristãos é alta; ore para que através deles muitos não cristãos possam ser ganhos para Jesus.

g) O filme Jesus. Está disponível em 55 línguas da Índia, sendo utilizado por 500 equipes que mostram o filme em diversas partes da Índia. Ore por segurança para as equipes, especialmente no norte da Índia. Ore por ampla disseminação de vídeo cassetes para passar nas casas e cinemas de quintais.

10) Os indianos em outros países são 22 milhões. Existe um grande número que emigraram para as Américas (EUA 2,1 milhões; Canadá 715.000; Trinidad 517.000; Suriname 140.000), Europa (Reino Unido 1 milhão), África (África do Sul 1,1 milhão; Mauritius 763.000; Kenia 210.000; Malawi 30.000), Pacífico (Fiji 357.000; Austrália 90.000), Ásia (Nepal 3.800.000; Malásia 1,6 milhão; Sri Lanka Tamil 3,2 milhões; Myanmar 750.000; Singapura 271.000). Além disto, mais de um milhão são trabalhadores migrantes no Oriente Médio. Em algumas destas comunidades muitos se tornaram cristãos (provavelmente 250.000) - como na África do Sul, EUA e Mauritius; em outras tem havido pouca receptividade. Ore para que os estrangeiros indianos cristãos possam ser chamados como testemunhas para sua terra de origem. Os vistos são mais fáceis de serem obtidos para eles.



Fonte: Operation World 2001 (Intercessão Mundial) - WEC Internation

1 comentários:

Newton Carpintero, pr. disse...

Prezamada irmã Tania Regina,

A Paz do Senhor!

Parabéns pela excelente matéria.

Os brasileiros, não estão acostumados a conviverem com povos de outros países, como eu, que resido nos EUA.

Resido na Florida, no município de Broward, onde as estatísticas informam, que residem ao menos, imigrantes de mais de cem países, e estes em quantidades, são indianos.

Conheço vários estados americanos e Canadá, e posso afirmar que os indianos, se destacam nos EUA, como força médica, com grandes conhecimentos em Medicina, mas, por outro lado, são extremamente avarentos, exploradores, e causadores de inflação, pois, compram as lojas de conveniências e hotéris , e os transformam em valores acima do normal, ou seja, inflacionam o mercado, isto sem falar a falta de cuidado com a higiene.

Bem, este é o outro lado da história, que os brasileiros não conhecem, o canadenses estão encontrando dificuldades em conviver com uma cultura tão retrogada e prejucicial ao desenvolvimento, apesar dos seus médicos extremamente capazes e destacados.

Sinto tristeza pelos brasileiros que assistem esta novela, e tentarão reproduzir, como é de costume, as modas e as atrações que parecem excelentes na demonstação via TV Globo.

Conheço o documentário apresntado em uma igreja na Fl[orida pelo pr. Joá Caetano, em viagem missionária, que comoveu ao choro, o que passa de terrível e imaginado na India.

Um país totalmente tomado pelos demónios, em que se destaca milhares de religiões, e os ratos, nas praças, são tratados como as vacas -intocáveis pela sua santidade, e recebem alimentos como se fôssem pombos. É algo demoníaco.

Qual dos apóstolos(triste este título tomado à força), deste século está preocupado pela India?

Quantos estão decididos a iniciar um ministério de evangelização, e assim, deixar de lado seus excelentes autos importados e seus ternos de luxo? Com seus relógios de marca caríssima, que informa a hora como outro qualquer?

Bem paremos por aqui.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton CAarpintero
www.pastornewton.com

11 abril, 2009
Ocorreu um erro neste gadget